#HACKACITY GUARÁ

MULTIRÃO CIDADE INTELIGENTE - O PROJETO

O Codese DF realizou em novembro de 2019 o I Fórum Nacional para Certificação de Cidades Inteligentes que marca o despertar para uma nova realidade, onde esteve presente a Secretaria de Estado de Turismo do DF, Vanessa Mendonça que enfatizou “A capital federal é um destino turístico e no momento em que o turista consegue acessar a nossa cidade com facilidade, com eficiência e entende que somos uma cidade inteligente, já saímos na frente”, veja matéria completa: 

http://codesedf.org.br/noticia.php?id=152#noticia

Já apoiamos junto com o Espaço Multiplicidade Escritório Colaborativo dois “hackathons” específicos na Faculdade Projeção do Guará com o objetivo de unir a academia, a sociedade e o Governo na busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento da Cidade Guará, tendo o último realizado neste mês de novembro/2019 conforme divulgação em redes sociais e outros sites, conforme abaixo:

Além disto realizamos várias reuniões presenciais com a comunidade do Guará para tratar sobre o projeto:

E também apresentamos um painel na Campus Party 2020 dando visibilidade para o DF e as ações que pretende serem desenvolvidas no Guará:

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projeto #HackacityGuará – Mutirão Cidade Inteligente, tem como missão a realização de um programa de ações com o objetivo de apresentar os grandes diferenciais da Cidade do Guará no DF, tendo em vista a cidade ficar a apenas 15 km da Esplanada dos Ministérios, vimos total alinhamento ao que preconiza o Título de Brasília Cidade Criativa do Design pela Unesco. Colaborando com o posicionamento de Brasília como hub de criação e inovação, oferecendo uma experiência rica, que converge os conceitos da economia criativa e do design, resgatando a memória afetiva da cidade e valorizando o potencial turístico do Guará integrado ao Plano Piloto.

A cidade do Guará pela proximidade ao Plano Piloto no DF, tem alguns diferenciais importantes a serem destacados sob o ponto de vista de Turismo e de potencial em economia criativa:

  • Fica a 9km do Aeroporto e a 3km da Rodoviária InterEstadual.
  • Park sul como polo hoteleiro importante fora do eixo do Plano Piloto e ainda com a presença de pelo menos dois shopping centers.
  • A Feira do Guará é identificada por todos no DF como o “mercado municipal” de Brasília.
  • Dois museus: Disco de Vinil e do Reggae.
  • Parque Ezequias Heringer o maior Orquidário endêmico do cerrado.
  • Uma rota gastronômica rica com diversos restaurantes e bares.
  • Vários artistas reconhecidos da cidade e do Brasil moram nesta cidade como integrantes da Banda Escalene, o Poeta GOG (Rapper), Maestro Renio Quintas, dentre outros.
  • Além disto é uma cidade com uma infra-estrutura ímpar no DF, possuindo um Teatro de Arena, Estádio próprio, Ginásio, Pracinhas em todas as quadras, um kartódromo.

 

Produto turístico é composto de atrativos turísticos acrescidos de infraestrutura, serviços e equipamentos, comercializado de forma organizada, a fim de satisfazer às necessidades e aos desejos do turista (SEBRAE, 2011).

Para isto este Projeto visa de uma forma geral a realização de vídeos sobre a cidade do Guará e as ações que serão realizadas, a criação de um canal do youtube do Projeto HackacityGuará e a realização de um Festival de Turismo e Inovação na cidade do Guará.

IDENTIFICAÇÃO DO OBJETO

O Turismo tem a possibilidade de estimular segmentos e toda uma cadeia produtiva local com destaque para os segmentos da hotelaria, economia criativa, alimentos e bebidas, agências de viagens e em outras áreas, como o setor de transportes. Compreendemos que o turismo pode ser cada vez mais útil no desenvolvimento econômico. Quando bem planejado, o turismo contribui para o aumento de negócios e também para a melhoria da qualidade de vida da população.

O entendimento da atividade turística como um dos vetores de desenvolvimento é também a garantia da valorização da cultura e do meio ambiente, dos elementos materiais e imateriais presentes no Guará, na implementação de estratégias e instrumentos de promoção do desenvolvimento local integrado e sustentável, além de ser uma atividade econômica capaz de dar visibilidade aos atrativos locais, potencializar recursos, gerar emprego e renda, integrando diferentes setores da economia local e aumentando a arrecadação do DF.

O que o turista espera ao chegar em um destino turístico?

  • Acessos e meios de transportes fáceis e que funcionem.
  • Uma boa infraestrutura básica na localidade.
  • Atrativos naturais e culturais bem conservados.
  • Hospedagem e alimentação de qualidade, variados e a um preço justo, adequado à localidade.
  • Informação e sinalização turística.
  • Receptividade da população local.
  • Serviços turísticos qualificados.
  • Protocolos de segurança de saúde e combate a Covid-19 – Destino seguro”.

Fonte: Turismo um novo olhar, CNM

O Projeto busca trazer visibilidade a ações inovadoras que integrem e potencializem oportunidades, estruturas, bens, serviços, recursos naturais, culturais e que promovam a troca de experiências, estabeleçam laços afetivos com a cidade do Guará e proporcionem novos negócios e intercâmbio de conhecimento. E, contará com uma intensa programação de vídeos sobre a história da cidade e seus moradores, palestras, roda de conversas, mentorias, oficinas e debates.

Com o tema Hackeando a Cidade através de um mutirão de cidade inteligente, o Projeto terá como fechamento um Festival de inovação sendo realizado dentro da cidade durante 8 horas, tendo convidados de relevância regional e nacional voltados para inovação e sustentabilidade nos ambientes social e econômico, de diversas áreas dando visibilidade a Cidade do Guará como uma RA de polo turístico integrada ao Plano Piloto.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

O Guará foi construído em 1967. As primeiras oitocentas residências foram construídas através do sistema de mutirão pelos funcionários da Novacap, que nelas iriam morar em 21 de abril de 1969.

Sendo batizada de Guará em homenagem ao córrego que a atravessava. A palavra vem do tupi “auará”, que significa “vermelho”.

O lobo-guará, muito comum no cerrado e que deu o nome ao rio, é chamado assim por ter a cor avermelhada.

Em setembro de 1969, a Novacap e a Secretaria de Habitação e Interesse Social (atualmente extinta) prosseguiram com a urbanização do segundo trecho, o Guará II (bairro do Guará), inaugurado em 2 de março de 1972, para abrigar funcionários do Governo Federal.

O Projeto #Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente acredita que pode ressignificar a vocação do Guará como cidade, tendo esta premissa de que ele nasceu deste mutirão, podemos ter uma referência vocacional com este mesmo conceito, e acreditamos que realizando este mutirão inovador poderemos trazer desenvolvimento econômico e social focados na economia criativa e tecnologia.
Acreditamos que a tecnologia alinhada ao turismo poderá transformar a maneira como trabalhar, viver, se relacionar.

O Guará é uma cidade central no mapa no Distrito Federal, tem metrô e uma ciclovia maravilhosa, cartódromo, ginásio, teatro de arena, várias pracinhas para convívio da sociedade, a Feira do Guará que é considerada pela população do DF como o Mercado Municipal podendo se tornar referência em turismo a partir das características de cidade inteligente e criativa.

Mapa do Guará no Distrito Federal – em vermelho, localizado praticamente no centro

Inspirado no HackTown de Santa Rita do Sapucai, com o Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente, ocuparemos a cidade com atividades espalhadas, com um público de mais de 1.000 pessoas imersas durante um semestre, proporcionando um networking muito mais amplo e intenso do que em ações convencionais.

Este Mutirão inovador nasceu da ideia que deu origem ao Guará, nascido justamente de um trabalho de mutirão para a criação da cidade. O objetivo estratégico é implantar as melhores ideias e soluções, fortalecer e ressignificar as grandes vocações do Guará alinhado aos 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e terá como missão a inserção efetiva destes temas para proposta de mudança vocacional desta cidade.

A localização privilegiada do Guará com uma das áreas mais valorizadas do DF, tendo a classe média do DF como moradores e estando a 13 km de distância da Esplanada dos Ministérios e a aproximadamente 9 km do aeroporto ele se coloca como um ponto estratégico para negócios e turismo.

E também inspirado através do Projeto do Bairro de Botafogo no RJ, em comemoração ao seu 50º aniversário, a Time Out, uma das mais importantes plataformas globais de turismo e entretenimento, elegeu os 50 bairros mais descolados do mundo e o Bairro de Botafogo no RJ foi o único brasileiro a estar nesta lista. Sua localização privilegiada e o preço do m² mais acessível do que nos bairros vizinhos atraem jovens empreendedores que fazem de Botafogo o centro das novidades do Rio. E isto fez com que enxergássemos oportunidade para o Projeto no Guará que tem praticamente as mesmas características em comparação.

No planejamento das atividades, teremos como premissas:

  1. O homem e seu habitat – sua origem étnica, seus valores morais e espirituais, seus hábitos, seus costumes, indicadores do legado cultural do grupo social em que se encontra inserido, ou seja, aquilo que uma geração transmite a outra;
  2. As vocações turísticas regionais/locais – é necessário identificar a vocação, as tendências que caracterizam uma determinada região.
  3. As potencialidades regionais/locais – é importante identificar as possibilidades e perspectivas de organização e desenvolvimento turístico/criativo da região;
  4. As demandas regionais/locais – é necessário identificar, dentro de uma região, o que pode ser objeto de interesse por parte dos turistas.

Deste modo, a identificação das demandas, das vocações e das potencialidades regionais/locais traz para o debate as diferentes visões do tipo de desenvolvimento regional que se pretende fomentar, assim como as necessidades específicas, próprias de cada um dos grupos envolvidos, as expectativas para o futuro e as experiências já comprovadas em relação ao desenvolvimento do turismo sustentável.

Durante este Mutirão de Cidades Inteligente e Criativa, denominado Hackacity Guará queremos trazer para esta cidade um objetivo vocacional para o desenvolvimento econômico trazendo emprego, renda, oportunidades de crescimento e visibilidade, buscando apoio no Turismo e com um prisma de olhar com base na Carta Brasileira para Cidades Inteligentes.

Desta forma realizamos 12 lives com temas da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes:

Valorizar a integração do Guará como RA ao Plano Piloto tendo rotas turísticas a serem integradas, como da gastronomia, cultura e equipamentos públicos, por exemplo.