Experiência #hackacityguara 2022
(Cidades inteligentes) possuem governança ampla, aberta e transparente. Com isso, estimulam o engajamento das pessoas e geram inclusão digital e inovação social, por meio de processos participativos e colaborativos.
Entendem que a inteligência também se manifesta na forma como se faz a gestão do desenvolvimento urbano e ambiental.
Instituem processos dinâmicos de gestão e de governança da cidade. Usam circuitos colaborativos de experimentação.
Carta Brasileira para Cidades Inteligente
O local
Uma área verde encrustada no Polo de Moda do Guará (e batizada com o nome de um dos maiores estilistas brasileiros) protege um belo olho d’água. O Dener é um parque urbano, criado durante a implementação do Polo de Moda para ser uma área de lazer e contemplação em meio ao ambiente industrial que estava previsto ali.
Com a progressiva transformação da área de desenvolvimento econômico em área residencial, transformou-se em um refúgio para a população da região.
É hoje uma das poucas áreas de lazer de uma das regiões do Guará que mais precisa de intervenções do poder público e da sociedade hoje. O Parque Dener é um parque de uso múltiplo gerido pela Administração Regional do Guará, parceira deste projeto.
O parque Dener é o local escolhido para realizar a Experiência Hackacity.
O que faremos
A Experiência Hackacity tem entre seus objetivos:
- Ser uma vitrine de tecnologias e conhecimento, composta principalmente pelas iniciativas incubadas no próprio Hackacity e as do Governo do Distrito Federal, mas aberta à participação de soluções vindas de onde for;
- Ser um espaço de mediação de conversas entre especialistas, poder público e a comunidade sobre a cidade que queremos;
- Ressignificar o parque Dener para ser, além de um espaço de convivência, um local de inovação. Incentivando o cuidado com a área verde e a experimentação de tecnologias que serão aplicadas à cidade no futuro.
Em meio ao parque, demonstrações de startups e tecnologia, painéis sobre como tornar a cidade mais inteligente, oficinas e encontros entre a comunidade, gestores públicos, empresas e especialistas. Afinal, a integração dos atores para a troca de conhecimento e experiência gera impactos positivos no desenvolvimento de cidades inteligentes. O cidadão tem papel fundamental na construção e redesenho das políticas para as cidades, com base em seus desejos e necessidades.
O que faremos
Dia 1. Abertura – Cidade Inteligente. Qual o Guará que queremos?
Dia 2. Tecnologia e inovação para as cidades inteligentes
Dia 3. Soluções inovadoras para a preservação e manutenção de áreas verdes e parques
Dia 4. A vocação do Polo de Moda e a busca de soluções inovadoras para a indústria da moda
Dia 5. Como a tecnologias pode melhorar a gestão de resíduos no Polo de Moda e quadras próximas
Dia 6. Como a tecnologia pode alavancar o associativismo na economia do Guará
Dia 7. Tecnologia e segurança pública